NAVIOS

Gearless - são navios construídos sem equipamentos próprios para embarques ou desembarques, como guindaste, pau de carga, ponte rolante ou qualquer outro aparelho que possa auxiliá-lo nas operações de carga e descarga, dependendo, portanto, inteiramente dos aparelhos do porto.

Self-loading/unloading ou Self-sustaining ship - são navios auto-suficientes, dotados de equipamentos próprios para operação portuária, podendo assim realizar suas próprias operações de carregamento e descarga e não dependendo, desta forma, dos equipamentos do porto.

General Cargo Ship (navio de carga geral) - são navios convencionais, destinados ao transporte de carga geral seca, normalmente embalada e transportada em volumes individuais (breakbulk) ou paletizada (unitizada).

Reefer Vessel (navio frigorífico) - é um tipo de navio semelhante ao convencional para cargas secas, com as mesmas divisões em decks e porões sendo, porém, os seus porões, devidamente equipados com maquinários para refrigeração.

- Bulk Carrier (graneleiros) - consistem em navios especializados no transporte de carga sólida a granel.

- Tanker (navio-tanque) - navio especialmente construído para o transporte de carga líquida a granel, com divisões em porões, permitindo que, em caso de problemas em alguns dos porões, seja possível evitar maiores danos e continuar o transporte com os produtos nos demais compartimentos.

- Product Tanker - navio-tanque utilizado no transporte de produtos diversos tais como petróleo refinado, petroquímicos, óleos minerais, etc.

- ULCC (Ultra Large Crude Carrier) - navio-petroleiro de grande porte, por exemplo, 300 mil toneladas, que depende de terminais especiais para a sua atracação e operação.

- Chemical Tanker - navio-tanque especializado no trans­porte de produtos químicos líquidos a granel (ex.: ácidos).

- Roll-On Roll-Off (Ro-Ro) - este é um tipo de navio próprio para o transporte de veículos. Os embarques ou desembarques se dão através de rampas próprias do navio, que fazem parte de seu casco, podendo estas estarem na popa (parte traseira do navio), na proa (frente do navio), ou ainda nas laterais.

Este tipo de navio apresenta duas versões:

* Ko-Ro/Container Carrier - navio que pode transportar veículos sobre rodas (com autolocomoção) nos seus porões, e containers no deck principal (convés, plataforma ou piso superior transitável do navio).

* Ro-Ro/PTCC (Puré Truck & Car Carrier) - navio especializado puramente no transporte de veículos automotores, como automóveis, caminhões, tratores, motoniveladora, entre outros, não transportando outro tipo de carga.

- Full Container Ship (navio porta-container) - é um tipo de navio especializado no transporte de containers, comportando todos os tipos como dry, reefer, tanks, plataforma, etc.

- Multi-Purpose Ship (navio multicarga) - navio versátil, destinado ao transporte de carga com características de diversos outros tipos de navios como os convencionais, frigoríficos, Ro-Ro, porta-containers, podendo transportar as mais variadas cargas simultaneamente, como carga geral, carga frigorífica, pallets, veículos em geral, containers, etc.

- LASH - Lighter Aboard Ship (navios porta-barcaças ou chatas) - são navios especiais, com capacidade para o transporte de barcaças ou chatas. As barcaças são carregadas ao largo, por guindastes especiais de bordo, e descarregadas também à distância, no porto de destino.

- SEABEE (Sea Barge) - navio provido de elevador submersível e convés aberto, que transporta barcaças ou chatas embarcadas ao largo, com capacidade para movimentar barcaças de grande porte.